Que tal se tornar um cientista?
A iniciação científica, também conhecida pela abreviatura IC, configura-se como o primeiro contato do estudante de graduação com o processo de pesquisa. Professores de diversos núcleos de pesquisas disponibilizam oportunidades de iniciação científica com o objetivo de apresentar as responsabilidades que envolvem o desenvolvimento de uma pesquisa, além de aprofundar o conhecimento acerca do tema em questão.
Como já mencionado, as responsabilidades envolvidas em um laboratório de pesquisa são inúmeras, exigindo precisão na obtenção de dados e proteção contra contaminações químicas e biológicas. A maturidade necessária para desempenhar tais atividades é adquirida por meio da orientação adequada do professor responsável e da administração do tempo disponível para dedicar-se à iniciação e às disciplinas obrigatórias.
As vantagens de participar de uma IC durante a graduação são diversas. Elas incluem a proximidade com os professores, o que facilita o diálogo e o aprendizado prático das atividades laboratoriais que serão realizadas no mercado de trabalho, além de orientar possíveis áreas de atuação profissional, bem como de mestrado e doutorado. Além disso, a participação em uma IC confere grande valor profissional, destacando-se em entrevistas de emprego e contabilizando horas complementares necessárias para a graduação.
Pensando em inserir cada vez mais os discentes nesse meio, o Diretório Acadêmico de Engenharia Química da UFU apresenta aos alunos a planilha de iniciações científicas que ira divulgar as pesquisas disponíveis na FEQUI para os estudantes da engenharia química da Universidade Feederal de Uberlândia.