Curso gratuito de Operações Unitárias 1
As Operações Unitárias têm como alicerce os Fenômenos de Transporte. No caso das Operações Unitárias I, a base são os fenômenos de transporte de quantidade movimento. Mas, o que são as operações unitárias? Nos primórdios da engenharia química, um professor do MIT resolveu agrupar as modificações físicas de um determinado processo e estudá-las individualmente e, por isso, o nome unitária.
No caso desse curso temos uma protagonista: a partícula. Uma engenheira ou engenheiro químico, com toda certeza, irá se deparar em algum momento da sua carreira com uma partícula. Seja ela um minério, leite em pó, soja, catalizador… essa protagonista está nas mais diversas áreas. Existe toda uma ciência dedicada ao estudo da separação dessas partículas chamada “Sistemas Particulados” e ninguém melhor para abordar esse tópico que o nosso querido Professor Marcos Barrozo que tem essa área como sua especialização: mestrado, doutorado, pós-doutorado e também como sua área de pesquisa.
Nesse curso temos a seguinte organização:
- Caracterização da Partícula (Dimensão Característica, análise granulométrica e forma de partícula)
- Dinâmica da Partícula (Equações, Efeito de parede e de concentração)
- Separação no Campo Gravitacional (Câmaras de separação gravitacional)
- Separação no Campo Centrífugo (Centrífugas, ciclones e hidrociclones)
- Escoamento em Meios Porosos
- Teoria e Prática da Filtração
- Sedimentação
- Leito Fluidizado
- Transporte Hidráulico de Partículas
Playlist
Bibliografia
1- Massarani, G. “Fluidodinâmica em Sisteams Particulados”.
2- Cremasco, M.A “Operações Unitárias em Sistemas Partículados e Fluidomecânicos”.
3-Perry, R.H. & Green, P. “Perry’s Chemical Engineering Handbook”.
Sobre o Professor
Marcos Antonio de Souza Barrozo
Professor e pesquisador da Faculdade de Engenharia Química da UFU
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Química pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-doutorado na University of British Columbia (UBC) no Canadá. É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Sistemas Particulados, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica de sistemas particulados, separação sólido-fluido, secagem, recobrimento, granulação,flotação, pirólise e carbonização hidrotérmica. É Pesquisador 1A do CNPq, Membro do Comitê Permanente do Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFU em quatro mandatos. Foi Coordenador da Câmara de Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG; Foi Membro do CA da Engenharia Química do CNPq de 2014 a 2017; Foi Membro do comitê assessor (CA) da área de Engenharias II da CAPES em 2022, bem como de 2005 a 2010. É Avaliador Institucional do INEP. É coordenador de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (INCT-IARA) aprovado pelo CNPq (com selo), que além de importantes Instituições Brasileiras, conta com renomados pesquisadores de importantes Instituições dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Publicou 238 artigos em periódicos científicos internacionais (índice H=42 e 4437 citações na base Scopus; índice H=49 e 6708 citações no google acadêmico), mais de 380 artigos completos em anais de evento com corpo de revisores, 12 capítulos de livro, além da edição de 1 livro, bem como 7 pedidos de patentes, sendo 3 patentes concedidas. Orientou 131 alunos de Pós graduação, sendo 83 dissertações de mestrado, 48 teses de doutorado, além de 15 Pós-doutorados e mais de 100 alunos em iniciação científica. Uma das teses de doutorado orientada foi vencedora do PRÊMIO CAPES DE TESE 2012, na área de Engenharias II e outra ganhou o PRÊMIO CETEM DE TECNOLOGIA MINERAL em 2017.