Curso gratuito de Planejamento de Experimentos

Essa disciplina ja existe há mais de 25 anos e, agora, o Professor Marcos Barrozo está com a iniciativa de disponibilizar a parte teórica do curso gratuitamente para auxiliar qualquer pesquisador, engenheiro(a) e qualquer estudante que se interesse. Esse curso, além de te ensinar sobre planejamento de experimentos, também ira te mostrar como tratar dados obtidos, analisar a influencia de variáveis independentes em uma dada resposta e otimiza-las. A disciplina ainda conta com uma revisão inicial de conceitos estatísticos importantes para analise de dados. O curso se divide  da seguinte maneira:

-Capitulo 1: conceitos básicos e comparação de 2 Tratamentos
– Capítulo 2: comparação de mais de 2 tratamentos
– Capítulo 3: blocos aleatorizados e planejamentos fatoriais com 2 classificação
-Capítulo 4: planejamentos com mais de uma variável bloco
-Capitulo 5: planejamento fatorial 2k
-Capítulo 6: análise de regressão
-Capítulo 7: planejamentos fatoriais e regressão
-Capítulo 8: técnica das superfícies de respostas

*E não esqueça de se inscrever no canal do YouTube do professor para receber novos conteúdos e ajudar a disseminar esse conhecimento.

Bibliografia

BOX, G.E.; HUNTER, W.G.; HUNTER, J.S., Statistics for Experimenters, 1978.

MYERS, R.H., Response surface Methodology, 1976.

DRAPER, N.R. & SMITH, H., Applied Regression Analysis, 1981.

KHURI, A.I. & CORNELL, J.A., Response Surfaces Designs and Analysis, 1987.

Sobre o Professor

Marcos Antonio de Souza Barrozo

Professor e pesquisador da Faculdade de Engenharia Química da UFU

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Química pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-doutorado na University of British Columbia (UBC) no Canadá. É professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Sistemas Particulados, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica de sistemas particulados, separação sólido-fluido, secagem, recobrimento, granulação,flotação, pirólise e carbonização hidrotérmica. É Pesquisador 1A do CNPq, Membro do Comitê Permanente do Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFU em quatro mandatos. Foi Coordenador da Câmara de Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG; Foi Membro do CA da Engenharia Química do CNPq de 2014 a 2017; Foi Membro do comitê assessor (CA) da área de Engenharias II da CAPES em 2022, bem como de 2005 a 2010. É Avaliador Institucional do INEP. É coordenador de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (INCT-IARA) aprovado pelo CNPq (com selo), que além de importantes Instituições Brasileiras, conta com renomados pesquisadores de importantes Instituições dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Publicou 238 artigos em periódicos científicos internacionais (índice H=42 e 4437 citações na base Scopus; índice H=49 e 6708 citações no google acadêmico), mais de 380 artigos completos em anais de evento com corpo de revisores, 12 capítulos de livro, além da edição de 1 livro, bem como 7 pedidos de patentes, sendo 3 patentes concedidas. Orientou 131 alunos de Pós graduação, sendo 83 dissertações de mestrado, 48 teses de doutorado, além de 15 Pós-doutorados e mais de 100 alunos em iniciação científica. Uma das teses de doutorado orientada foi vencedora do PRÊMIO CAPES DE TESE 2012, na área de Engenharias II e outra ganhou o PRÊMIO CETEM DE TECNOLOGIA MINERAL em 2017.