Núcleos da FEQUI

A engenharia química na UFU oferece uma gama de possibilidades e uma delas é a atuação em pesquisas. Mas antes de colocar a mão na massa você deve saber de todas as possibilidades e linhas de pesquisas nas quais podemos atuar. Primeiramente, há 6 núcleos de pesquisas na FEQUI e aqui você vai conhecer e entender o foco de cada um.

NUCAPS

O Núcleo de Processos de Separação (NUCAPS) reúne docentes com perfis semelhantes no que tange aos fenômenos, processos e operações unitárias relacionados à separação de uma determinada espécie química ou de compostos que apresentam valor econômico, mas que infelizmente  se encontram em mistura na presença de outros contaminantes. Além do ensino, o NUCAPS tem como meta atuar em projetos de pesquisa e extensão, a fim de desenvolver novas tecnologias de separação ou aprimorar as já existentes (destilação, ciclonagem, filtração, absorção, adsorção e etc…). O NUCAPS desenvolve sua atividades pautadas ética sustentabilidade sócio-ambiental, bem como visa sempre contribuir na formação qualificada de graduandos, mestrandos e doutorandos. Graças à competência de seus membros, o NUCAPS é um grupo conhecido e respeitado nacionalmente, o que lhe proporciona manter importantes parcerias com outras universidades, agências de fomento e empresas.

Para mais informações acesse a página do NUCAPS ou veja o vídeo abaixo.

NUCBIO

O Núcleo de Processos Biotecnológicos (NUCBIO) estuda processos bioquímicos de produção e aplicação de enzimas, processos fermentativos envolvidos na síntese de bioprodutos de interesse para a sociedade e processos de biodegradação de resíduos industriais. As linhas de processos enzimáticos e fermentativos envolvem a produção de uma variedade muito grande de produtos, tais como: alimentos e aditivos alimentares, biocombustíveis, biopolímeros, biossurfactantes, produtos farmacêuticos, além de produtos da química fina. Na linha de processos enzimáticos além dos bioprodutos gerados destaca-se a produção, purificação e imobilização de enzimas. A linha de biodegradação de resíduos envolve o tratamento biológico de efluentes industriais, tais como: água residuária de processos industriais de produtos de limpeza, cosméticos, curtumes, alimentos e derivados petroquímicos. O tratamento biológico de resíduos sólidos envolve principalmente a bioremediação de solos contaminados com petróleo e combustíveis petroquímicos. Nestas linhas destaca-se também a modelagem cinética dos processos fermentativos, enzimáticos, biodegradação e de bioremediação.

Para mais informações acesse a página do NUCBIO ou veja o vídeo abaixo.

NUFISQ

O Núcleo de Processos Físico-Químicos (NUFISQ) concentra suas atividades nas áreas de Cinética Química e Catálise, Termodinâmica e Processos de Separação com Membranas. O grupo de pesquisa “Desenvolvimento de processos sustentáveis: catálise, termodinâmica e reatores” atua nas áreas de produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis como as reações de reforma do etanol e do metano e da decomposição da água. A metodologia de trabalho se baseia em diversas atividades como preparação e caracterização físico-química de catalisadores e avaliações catalíticas frente às diferentes reações envolvidas. Outras linhas de pesquisa são:

  • Aplicação de modelos termodinâmicos ao estudo da poluição;
  • equilibrio de fases em bioprocessos
  • processos de adsorção
  • simulação de processos
  • processos de reação e extração em condições supercríticas
  • modelagem molecular
  • aplicação do processo de membranas para misturas de interesse
  • processos com membranas planas, fibras ocas e tubulares
  • síntese de membranas poliméricas
  • modelagens computacionais

Para mais informações acesse a página do NUFISQ ou veja o vídeo abaixo.

NUGAES

O Núcleo de Gestão Ambiental e Energias Sustentáveis (NUGAES) é constituído de uma equipe de docentes que buscam promover o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de gestão e processamento de resíduos e fontes renováveis visando o desenvolvimento de tecnologias energeticamente e ambientalmente sustentáveis ampliando a inserção junto aos diversos setores da sociedade. O NUGAES desenvolve seu trabalho com qualidade técnica, ética e responsabilidade social, em parceria com grupos nacionais (acadêmicos e industriais) e internacionais, visando às relações interpessoais e à excelência. 

Para mais informações acesse a página do NUGAES ou veja o vídeo abaixo.

NUCOP

O Núcleo de Modelagem, Controle e Otimização de Processos (NUCOP) aplica e desenvolve metodologias teóricas, experimentais e computacionais para a modelagem, simulação, projeto, análise, otimização e controle de processos químicos, classificadas nas segunites linhas de pesquisa:

  • Modelagem, simulação, identificação e otimização de sistemas
  • Projeto de processos industriais auxiliado por computador
  • Modelagem e controle de sistemas híbridos
  • Desenvolvimento e aplicação de métodos numéricos
  • Aplicação de redes neuronais
  • Controle preditivo, tolerante e de plantas inteiras
  • Detecção e diagnósticos de falhas

Para mais informações acesse a página do NUCOP ou veja o vídeo abaixo.

NUTALI

Localizado no Campus Patos de Minas, as atividades do Núcleo de Tecnologia de Alimentos (NUTALI) foram iniciadas em 2012 no curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia Química. O núcleo é composto por docentes com formação em Engenharia de Alimentos, Ciências de Alimentos e Engenharia Química. O grupo atua em diferentes linhas de pesquisa, como desenvolvimento de novos produtos, secagem de alimentos, tecnologia de embalagens, tecnologia de produtos cárneos, análise sensorial, fermentação de microrganismos, tecnologia de bebidas, alimentos funcionais, tecnologia de lacticínios e modelagem de processos. Atua, também, de maneira impactante, em atividades de extensão, com projetos voltados à agricultura para geração de alimentos melhores. 

Para mais informações acesse a página do NUTALI ou veja o vídeo abaixo.